Um pouco sobre ANTONIO CAPRIO
OAB 302360 – Escritório em S.J.R.Preto e em Tanabi na rua José Siriani 253 – Telefone ( 17) 3272 1250 – e-mail antoniocaprio.2011@gmail.com . Exerceu por diversos anos a função de Assessor Jurídico Parlamentar nas câmaras de Potirendaba, Cosmorama, Poloni e Nipoã, onde assessorou a criação dos conselhos da criança e do Adolescente e conselho tutelar, fazendo diversos cursos de preparação dos conselheiros. Foi Assessor Especial nomeado pela Portaria Municipal nº 02/93, de 09.09.93 para assessorar o Conselho Tutelar de Tanabi. Foi assessor jurídico do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto, reorganizando o Estatuto e o Regimento Interno da entidade.
Como artesão atua nas áreas de pintura e escultura, e autor de dezenas de telas, de esculturas em vários materiais e artesanato em geral. Já produziu várias vernissages de suas obras.
Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto onde se filiou em 2008 exercendo o cargo de Diretor do Departamento de Relações Públicas. Atuou depois como assessor jurídico da entidade e foi eleito para o cargo de Presidente cargo com mandato até março de 2017.
Exercendo cargos de 1º, 2º Secretários da Mesa Diretora por várias gestões, Presidente de várias comissões permanentes da Câmara; Coordenador do I Fórum Municipal da Saúde -1991. Presidente da Comissão de Sistematização de preparação da Lei Orgânica Municipal sendo um de seus redatores. Alteração do Art. 55 do Código Tributário Municipal reorganizando e resolvendo questão de cobrança do Foro e do Laudêmio pela Igreja. Presidente Foi coautor da Lei Orgânica do Município de Tanabi – 1990, presidindo a Comissão de Sistematização. É autor de dezenas de leis municipais versando sobre os mais variados assuntos de interesse da comunidade.
Ingresso por concurso público, cargo no qual gerenciou a criação do Conselho Municipal Consumidor e da Feira do Produtor de Tanabi em convênio com o CEASA e Secretaria da Agricultura de Tanabi; gerenciou a instalação da TV Cultura em Tanabi; gerenciou a criação da Comutran – Comissão Municipal de Trânsito e ativou reorganização de todo o trânsito na cidade com sinalização alta e baixa; gerenciou instalação de sistema de captação e retransmissão de sinais de TV em Tanabi com construção de torre estaiada com 50 metros de altura; gerenciou a criação da CODECON – Comissão Municipal da Defesa do Consumidor sendo seu primeiro presidente; Criou, instalou e presidiu por vários anos a Associação do Servidor Público Municipal, embrião do atual Sindicato dos Trabalhadores do Município de Tanabi; partícipe ativo no processo de reinstalação da Faculdade de Tanabi, sem sucesso no final do trabalho por falta de apoio municipal; participação ativa na criação de Associações de Moradores em vários bairros da cidade; participação ativa na criação e organização do CIMS – Comissão Interinstitucional Municipal de Saúde, embrião do atual SUS; atuação básica na montagem de toda documentação e criação dos conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar, atuando por dois anos como assessor jurídico deste; gerencia sistema de transporte coletivo para idosos de forma gratuita; cria mecanismo de cadastramento de doadores de sangue; organiza processos para regularização da Secretaria Municipal de Assistência Social. Exerceu o cargo de Secretário Municipal, Secretário da Administração e Chefe de Gabinete atingindo 38 anos de exercício, com aposentadoria no cargo
Formado em: Técnico em Contabilidade, Magistério, Ciências, Biologia, Pedagogia e Direito, com inúmeros cursos de especialização e aperfeiçoamento. Possui pareceres para atuar no magistério em nível superior, expedido pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC – em Ciências, Biologia e Higiene e Saúde Pública.
Ingressou na loja Fé e Amor número 42, de Tanabi, em 1973. Licenciado (Kit Placet).
Prefeitura Municipal de Tanabi – Administração Milton Cury Miziara (1973/1977). No cargo gerenciou serviços como: Reforma de prédio antigo do Mercado Municipal para instalação do novo Paço Municipal; gerenciou a construção do prédio do almoxarifado Municipal e do clube dos Trabalhadores; fez criar e instalar o primeiro serviço municipal de controle do Aedes sendo o primeiro município do Estado de São Paulo a adotar tal iniciativa. Foi coautor do Código Tributário Municipal, substituindo o antigo de 1960. Reorganizou todo o serviço administrativo municipal.
Como professor efetivou-se em Ciências, por concurso público, lecionando na esfera estadual por 30 anos e aposentando-se como professor aos 36 anos de exercício, atuando nos graus fundamental, médio e superior. Lecionou nas faculdades de Jales (Biologia, Ciências, Laboratório, Botânica, Anatomia Humana e Genética) por 22 anos. Lecionou na Unicastelo, em Fernandópolis nas disciplinas de Direito Internacional Privado e Ciência Política. Na Unorp, lecionou Direito Romano. Ministrou vários cursos de preparação para concursos públicos.
Como colaborador escreve no jornal “O Município de Tanabi onde mantém coluna fixa e semanal, “A Vanguarda”, de Votuporanga, “Diário da Região”, Rio Preto e a “Voz Regional”, de Monte Aprazível, além de outros.
Escritor/Poeta: na área da literatura, tem os seguintes livros publicados: Cartilha sobre o trânsito para crianças( 2002); O Brasil e o Mundo(2006) coletânea de informações gerais; O Homem, o tempo e o espaço, livro de conhecimentos gerais e ficção( 2007); Letras em Gotas, contendo cerca de 150 poesias( 2005): A história politico- Administrativa de Tanabi através dos tempos( 2004) : De Conceição do Jatahy a Tanabi, livro sobre a historiografia de Tanabi ( 2009), A História de Tanabi para crianças e uma enciclopédia “ A Diversidade Cultural do Homem através do tempo - em busca do maior segredo do Universo – Deus”( 2016). Além dos livros possui uma enorme quantidade de artigos versando sobre diversas áreas publicados em vários jornais da região e revistas especializadas e em blog – Antonio.caprio.Blogspot.com, bem como no site antoniocaprio.com.br. Lançou, em 2016, CD sobre a História de Tanabi, contendo fotos, músicas e outros documentos reativos à historiografia da cidade. Projeto de DVD contendo filmes de várias décadas e relativos ao movimento sócio cultural de Tanabi desde a década de 60 até a atualidade.
É criador da Bandeira do Município de Tanabi e coautor do Hino do Município de Cosmorama.
É autor do Hino à extinta Legião Mirim de Tanabi – LEMITA e da escola Municipal Antonio Soares do Sitio do Estado.
É cofundador da APAE de Tanabi e um dos criadores do COJOTA de Tanabi, participando por longo período do Movimento de Jovens da cidade. Presidiu por vários anos a SUTA – Sociedade Universitária Tanabiense, criando e instalando a nova biblioteca municipal. Coordenou por vários anos o movimento promovido pelo SESC – Dia do Desafio – o Challeng Day, levando a cidade à vitória em várias ocasiões e com intenso movimento comunitário. Organizou, dirigiu e coordenou por vários anos a fanfarra da antiga Escola Técnica de Comércio Visconde de Mauá, transformando-a em Banda Marcial de Tanabi com várias apresentações regionais. Foi Diretor Social e de Esportes por vários anos junto do Clube dos Tangarás. Fez organizar em Tanabi o I encontro Regional de Bandas e o I encontro de Folia de Reis da Região, alcançando cerca de 45 participações. Foi por inúmeros anos coordenador dos festejos alusivos ao aniversário de Tanabi e apresentador oficial dos desfiles e comemorações anexas. Coordenou por vários anos o “ encontro do tanabiense de ontem e de hoje”.