POLITICA E POLITICAGEM

POLITICA VERSUS  POLITICAGEM

 

 

URNA ELETRÔNCA

Definir é uma arte das mais importantes de todos os ramos de estudo. Ao contrário do que se costuma fazer, uma definição deve vir ao final do estudo e nunca no início, visto que o indivíduo só define algo quando consegue entender perfeitamente o que estudou. Por exemplo: na escola fundamental, o professor de Ciências define que matéria é tudo aquilo que ocupa um lugar no espaço. O aluno ouve, anota, e o mestre pensa que cumpriu com seu papel. Mas, o que é um lugar no espaço? O que é lugar?  O que é espaço?  Claro, então, que não foi definido nada.  Decorar não é aprender.

Você sabe mesmo o que é matéria ?

E o que é politica, politico, politicagem?

A palavra política vem do grego. Se relaciona a ‘polis’, cidade. Segundo Aristóteles, o homem é naturalmente um animal político. De ‘politique’, do grego,  foi para ‘politikós’ (do cidadão), foi para o latim como ‘politicus’ chegou ao francês ‘politique’ que já em 1265 significava “Ciência dos Estados” nas línguas europeias. A política é a arte ou ciência da organização das nações ou dos Estados.  É a Ciência da governança. É o conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição.  Existem linhas políticas em todas as atividades humanas, inclusive entre o marido e a mulher dentro da menor célula social, a família. Modernamente a concepção de política é político corrupto. Anunciou-se como político o ouvinte já torce o nariz. Na verdade é o político que faz com que tudo aconteça. Se há a cidade, se há o sistema de ruas, bairros, escolas, instituições várias, enfim, cidade, a polis, a mão do político está presente. O político, em nosso sistema democrático, recebe uma procuração, pelo voto, para representar o povo, o cidadão, a sociedade. Em resumo, são políticos os cidadãos eleitos pelo voto direto do eleitor. Agentes públicos, os demais.

O oposto da política é a politicagem. O político tem como obrigação assegurar que a política seja cumprida em favor do cidadão e de todos os elementos que compõem a cidadania. Tem como escopo principal a prestação de serviços para garantir o bem-estar de toda a comunidade, não levando em conta benefícios pessoais ou particulares ou mesmo de pessoas a ele ligados por vários tipos de relacionamento.  Através da politicagem o político faz conchavos, acordos, alianças, promessas que não têm como cumprir. A politicagem viola os princípios legais da administração pública, com práticas de corrupção, nepotismo, conchavos, venda de votos no parlamento, negociatas partidárias para garantir posições de destaque e controle de benefícios para ele, seus familiares e até de seus eleitores. A politicagem forma  dependências perigosas entre o Poder Executivo e o Legislativo e até do Judiciário, coobrigando-se mutuamente e gerando fortes laços de corrupção.

Politica é a ação em favor do bem comum. É necessária, é importante. Politicagem são atos antiéticos que visam o bem individual e não a sociedade. Seus praticantes querem se dar bem às custas do povo e do erário público.

People waiting in line to vote.

Artigos relacionados

Deixar resposta